sábado, 9 de abril de 2011

Meia maratona de Berlim

Pois é, não bastam as "aventuras acadêmicas"... olha eu nas aventuras esportivas também :) Para quem me conhece sabe que sempre fui ligada ao esporte e acho que nunca vou me desligar disso. No domingo passado eu participei da meia maratona de Berlim. Foi uma experiência fantástica! É difícil descrever todas as sensações desde minutos antes da prova até o final. Lá estava eu, no meio de 25500 pessoas, me preparando para uma pequena jornada de 21km. Cada um destes participantes, incluindo eu claro, com seus próprios motivos para participar de uma prova como esta. Nós, atletas, nos acostumamos e nos viciamos a sentir a adrenalina correndo nas veias, o medo, a ansiedade, a vontade, a competição... Bem, no meu caso, o grande objetivo era completar a prova... quer dizer, não vou mentir que eu também queria alcançar um determinado tempo, uma determinada marca (fato inevitável para quem viveu anos de esporte competitivo :D). Mas realmente o objetivo era "curtir" a prova de todas as formas possíveis. É incrível como durante 21km tanta coisa passa pela cabeça, tantas reflexões, como você se sente sozinho estando no meio de tanta gente. Bem, de fato, a questão é que você está realmente sozinho; é uma luta com você mesmo. Isso serve para qualquer tipo de esporte individual... fato. É uma luta muito dura. Aí... é quando entra o psicológico, grande aliado ou... terrível oponente. É, esta é uma luta de corpo e mente... muito mais mente do que corpo. Você pode ter preparado 100% o seu corpo, mas se não preparou a mente, não serviu de nada. Por outro lado, se você por algum motivo não preparou muito bem o corpo, se estiver com a mente muito bem preparada, vai poder ajudar muito o corpo. E se tiver os dois... o que posso dizer, praticamente a perfeição!! Eita tarefa difícil de chegar a isso rsrs Bem, é exatamente por isso que dizem que os atletas "aprendem" a conviver com a dor, mas é preciso muita disciplina e trabalho árduo. É claro que existem os limites, e nós também devemos entender isso. Respeitar o corpo e a mente é importante. Muitos podem pensar que tudo isso que eu estou falando vale só para aqueles atletas de alto nível... mas não é, claro que não. Cada um pode seguir tudo isso que eu estou falando dentro da sua realidade. E foi tudo isso que eu senti durante cada quilômetro da meia maratona... na verdade, muito mais nos últimos quilômetros. Aí é a hora que a dor, o sofrimento, começa a agir de uma forma que a única coisa que passa pela cabeça é desistir... parar... por que não parar?! Aliviar de uma vez todo esse sofrimento e dor?! Parece, e é, o jeito mais fácil não? Porém, alguma coisa nos faz querer continuar sentindo um pouco mais daquela dor, daquele sofrimento... alguma coisa nos faz querer terminar aquilo que começamos, nos faz pensar que vale a pena não desistir no meio do caminho, nos faz  pensar na felicidade que pode ser chegar ao fim e alcançar o seu objetivo. Olha aí o seu psicológico ajudando. Ajudando você a tentar aguentar mais um pouquinho o sofrimento, para ter talvez, e quase certamente, uma sensação muito melhor e prazerosa no final. Bem, não preciso dizer que muitos não conseguem e param no meio do caminho, simplesmente desistem totalmente, outros conseguem seguir até o fim. Ainda tem aqueles que, por outro lado, foram "obrigados" a parar, pois não respeitaram os limites do corpo e/ou da mente como eu disse anteriormente (bem, ou até mesmo tiveram tanta vontade de "vencer" que acabaram, sem nem mesmo querer, ultrapassando esses limites). Como eu mesma presenciei na meia maratona, muitos desmaiando no meio do caminho... muito feio e triste de se ver. Tudo isso parece uma grande fórmula complicadíssima! rsrs Enfim, eu... bem, eu cheguei no fim... :) E o que posso dizer, que sensação incrível! Sensação de superação! Prazer inexplicável! Até as dores dá para esquecer na linha de chegada (elas voltarão depois com certeza :D mas aí... já vai ser depois rsrs). É... mais um objetivo alcançado :)
Bem, já falei demais... mas antes de terminar, vale uma observação final: já pensaram que tudo o que eu disse anteriormente pode ser aplicado a qualquer caminho que precisamos seguir para alcançar um objetivo, qualquer que seja ele? Ou de forma mais geral, será que aplica-se a nossa jornada de vida? ;)

No mais, seguem algumas fotos da meia maratona :) E só para constar, o meu tempo final foi 2'23'' :) Acredito que nada mau para uma primeira rsrs

Abraços!
Talita





Nenhum comentário:

Postar um comentário